domingo, 25 de março de 2012

Pão de Ló de Ovar


É tempo de projectar as ideias para a Páscoa: a decoração da mesa, as louças, os arranjos de flores, as cores a usar, o estilo de decoração e claro as iguarias!
Não pode faltar uma coisa... o típico e tradicional Pão-de -Ló (de Ovar).
Estamos quase quase em tempo de Celebração. A natureza está a ficar cada vez mais alegre e colorida... como é bom e refrescante ver as flores a renascer do cinzento e tristonho Inverno, e ver as folhas verdinhas e viçosas a rebentar dos caules das árvores... Hoje fui à janela e reparei numa árvore que já não estava despida de verde!!! fiquei como que aliviada,...e disse para mim..."Que bom, acabou o Inverno!"Estamos pois em Março, às portas da querida e bela Primavera, e...


a belíssima época que é a Páscoa aproxima-se trazendo consigo os deliciosos aromas a flores, a música encantadora dos passarinhos e muita, muita alegria no coração!...e com ela veêm também as cerimónias nas zonas rústicas do País, em que o Padre da Freguesia visita as casas, uma por uma, e benze-a , dando a beijar à família dessa casa, Cristo, o redentor. Páscoa significa ressureição, união, paz !... As famílias reunem-se para celebrar esta data tão especial. Na mesa, decorada a primor, há ovos de chocolate, amêndoas, bolos variados, e os doces típicos, como o delicioso Pão de Ló.








Pão de Ló de Ovar I

Aqui está uma receita que encontrei na net e achei boa, ainda por cima
com vídeo a explicar, que podemos querer mais?...

                                           

Pão de Ló de Ovar II

(receita excelente!)



100g de açucar
60g de farinha
8 gemas
2 ovos

Aquecer o forno a 170º. Bater os ovos com a gemas e o açucar durante 15 minutos (até ganhar volume). Juntar a farinha, envolvendo (sem bater).

Verter para uma forma untada com margarina e forrada a papel vegetal e levar ao forno por 15 minutos. Retirar e deixar repousar umas horas.


Curiosidades:
O melhor pão de ló do universo aparentemente foi criado por portugueses e pode ver informação sobre o mesmo aqui: http://www.melhorpaodelo.com/
Eu pessoalmente acho que deve ser divinal. Mas há quem diga mal...,que acha pretensioso o nome, etc...
Não sei nunca provei, pelo aspecto sim parece excelente. Quando provar poderei opinar com mais precisão.

magic moments,...
Filipa

2 comentários:

  1. Este bolo está no meu top 3 de bolos preferidos...é simplesmente DIVINAL! Já foi o meu bolo de anos algumas vezes, e eu não consigo parar de o comer quando começo...é mesmo muito bom.

    Se nunca provaste...então tens mesmo que provar ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Diogo!...Fico contente de saber que gostas deste bolo/doce!...Eu já provei dos comprados e adoro, mas ainda não fiz esta receita em casa. Tenho que fazer porque feito em casa tem outro sabor!!!
    Já agora tu compras, ou fazes em casa?

    Beijinhos
    Filipa

    ResponderEliminar