segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Doce de abóbora (com nozes)

Doce de abóbora com nozes


Este doce é divinal, é talvez o meu  favorito ao nível dos doces de fruta (compotas).
Mas claro que há muitos doces optimos além deste, como por exemplo o doce de tomate, que eu também adoro.
De resto pode-se fazer doce de todas as frutas, e combinar quiça fruta com outros ingredientes, lembrei-me agora do mel, não sei...nunca experimentei, mas é isso que me atrai na culinária, é o poder inventar e criar novos sabores, e se sair bem...uau...fomos nós que inventámos, que adicionámos algo, que enfim demos uns pózinhos de perlim-pim-pim, da nossa imaginação. E também devemos fazer um trabalho de pesquisa e isso de certeza que irá ajudar imenso a termos sucesso nas nossas receitas.


Abóbora - Características benéficas para a saúde:
A Abóbora é uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes.É rica em pró-vitamina A, em fósforo, cálcio e ferro. A abóbora é muito boa para o fígado, e é diurética entre outras propriedades.






Ingredientes:


500 g de abóbora em pedaços
300 g de açucar amarelo
água a tapar a abóbora (na panela)
casca de uma laranja
sumo de uma laranja
canela em pó q.b.
nozes partidas q.b.



Preparação:

1 - Ponha a abóbora, o açucar amarelo, a água, o pau de canela e a casca de laranja numa panela e deixe cozer mexendo sempre, até o fruto se dissolver  totalmente.
Se achar que o preparado está muito espesso adicione o sumo da laranja e deixe cozer mais 2 minutos (mais ou menos).

2 - No caso de querer armazenar o doce, e para que ele se conserve, terá que colocar a quantidade de açucar igual à quantidade de miolo de abóbora.
Para tal, escalde o frasco ou frascos onde vai colocar o doce, retire a água e  limpe-os com um pano, coloque o doce dentro dos frascos, feche hermeticamente e volte-os ao contrário até arrefecerem.
Quando estiverem frios, já pode virar os frascos para cima.




magic moments...
por Filipa




2 comentários:

  1. achei esta receita muito boa e genial a dica de virar os frascos para o ar sair e assim não se estragar o doce. obrigada e continue!

    ResponderEliminar